Gostei muito desse texto, um tanto quanto imparcial, trás boas refl…

Gostei muito desse texto, um tanto quanto imparcial, trás boas reflexões que podem ser úteis para #direita, #esquerda, #centro, apoiadores do #governo, #oposição, favoráveis ao #impeachment ou aqueles que denunciam um #golpe.

Crise do lulismo, risco de golpe e luta de classes

– 12 de abril de 2016

Alguns destaques meus:

"Seja como for, talvez o que possa ocorrer — e esse seria o melhor dos cenários — é uma #alternância no #poder, porque na verdade, democraticamente falando, é natural que em algum momento os setores mais #conservadores ou #liberais ganhem as eleições. É normal que isso aconteça, uma vez que a alternância no poder é parte constitutiva da #democracia. Se se tratar apenas de uma alternância no poder, significa que os governos que estiveram dirigindo esses países, agora vão se concentrar em reorganizar suas forças, seus partidos e seus movimentos e, dentro de algum tempo, poderão voltar a disputar eleições em condições de vitória."

"O caso brasileiro requer uma especificação dentro disso que falei, porque no Brasil estamos passando por um processo onde está em jogo a própria consistência das regras democráticas. Ou seja, no ciclo eleitoral normal, o que eu chamo de lulismo — que é a principal força do campo progressista — ganhou a última eleição presidencial de 2014, e o mandato da presidente Dilma, que representa essa força, está em curso. Portanto, a tentativa de interromper esse mandato significa colocar em questão a vigência de #RegrasDemocráticas, em certa medida como aconteceu no Paraguai com o ex-presidente Lugo. Então aqui tem uma especificidade, porque temos outro componente, o qual torna a situação bastante mais grave, que é o fato de que essa tentativa de #interromper o mandato da presidente Dilma está se dando à revelia das normas democráticas."

Bora ler!? É um pouquinho longo mas vale a pena!

http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/crise-do-lulismo-risco-de-golpe-e-luta-de-classes/

#politica #brasil #impeachment #lula #dilma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s